Dependência Química é uma doença?

Definição

O conceito de dependência química é o conceito de que um distúrbio (como dependência química) é como uma doença e tem um conjunto característico de sinais, sintomas e história natural (curso clínico ou resultado).

Descrição

O conceito de doença tem sido aceito pela comunidade médica há muito tempo. O conceito propõe que uma doença é caracterizada por um conjunto específico de sinais e sintomas e que a doença, se não for tratada, irá progredir para algum desfecho ou desfecho (evolução clínica). No entanto, a controvérsia surge quando a comunidade médica se depara com novas condições anormais, devido principalmente às novas tecnologias em engenharia genética. Essa controvérsia se torna especialmente aparente ao examinar distúrbios psicológicos.

No passado, os transtornos psicológicos eram, em geral, devidos a anormalidades psicológicas e sociais. Embora esses problemas psicossociais ainda sejam de extrema importância, os pesquisadores descobriram desde então que muitos distúrbios psicológicos, como o alcoolismo , também têm causas genéticas. Estudos recentes identificaram uma área genética (locus) onde está localizado um gene que pode transmitir o alcoolismo do pai ao filho afetado. Profissionais de saúde mental também sabem, pela experiência clínica, que os alcoólatras demonstram um conjunto característico de sinais e sintomas específicos. Além disso, está bem estabelecido que o curso clínico final para o alcoolismo não tratado é a morte. Portanto, o alcoolismo, antes considerado um distúrbio daqueles com uma vontade fraca, ou “pessoas do partido” pode agora ser caracterizado como uma doença.

Pode-se inferir que outras dependências químicas também podem ter causas biológicas? Há evidências convincentes de que essa teoria pode estar correta. É interessante notar que todas as drogas psicoativas que alteram o humor (álcool, cocaína, maconha, heroína, etc.) atuam em locais específicos no cérebro e em um neurotransmissor específico (uma substância química que fornece impulsos de uma célula nervosa para outra). dopamina . Essas substâncias que alteram o humor causam depleção de dopamina, induzindo uma anormalidade nas células nervosas que “seqüestra” as células em dependência química. Em outras palavras, a substância introduzida no corpo afeta a dopamina de uma forma que torna o indivíduo afetado incapaz de experimentar os prazeres diários – o indivíduo precisa dessa substância para sentir prazer. Assim, a força motriz do indivíduo é qualquer droga que possa proporcionar algum tipo de felicidade transitória (euforia). De fato, o gene para o alcoolismo está localizado na molécula da dopamina. Isso pode sugerir ainda que dependências químicas podem ter uma causa médica (biológica).

O conceito de dependência química da doença está ganhando aceitação mundial, mas alguns críticos argumentam que o vício deve ser entendido como um padrão geral de comportamento, não como um problema médico. Defensores do conceito de doença do modelo de dependência química sustentam que a identificação de causas biológicas ou correlações é crucialmente importante para o tratamento. Eles argumentam que, se os clínicos puderem entender os intrincados detalhes sobre os mecanismos associados aos efeitos das drogas, medidas podem ser tomadas para interromper os efeitos. Estas intervenções podem ser tanto médicas (desenvolvendo novas drogas para bloquear efeitos químicos de drogas ilícitas ) quanto psicológicas.

De acordo com o modelo conceitual da doença, a intervenção psicológica inclui um componente educacional vital que ensina às pessoas com dependência química o conceito de entender a dependência como doença. Como resultado desse entendimento, as pessoas afetadas veem sua dependência como uma doença, semelhante a outras doenças com uma causa biológica (doença cardíaca, câncer, pressão alta), e com um conjunto específico de sinais e sintomas e um resultado na doença. futuro (curso clínico). Os proponentes dessa abordagem acreditam que esse entendimento pode ajudar as pessoas afetadas a seguir as recomendações de tratamento e reduzir a vergonha e a culpa comumente associadas à dependência química. Alcoólicos Anônimos é um exemplo proeminente de uma organização que incorpora o conceito de dependência química da doença.